NOTÍCIAS

FETAG-RS recebe ministro da Agricultura na Expointer 2026

Nesta quinta-feira (03), a Casa da FETAG-RS, na Expointer 2026, recebeu o ministro da Agricultura, André de Paula, para uma reunião com representantes do setor agropecuário gaúcho. O encontro contou com a presença do superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) no Rio Grande do Sul, José Cléber Dias Souza, além de lideranças da FETAG-RS, Farsul, Federarroz, OCERGS e outras entidades.

Entre os principais temas discutidos estiveram o endividamento rural, o fortalecimento do seguro rural, as políticas de resiliência climática e a adição de suco de laranja aos refrigerantes.

Na pauta do endividamento, a FETAG-RS defendeu o aperfeiçoamento das medidas de renegociação, incluindo a ampliação da janela de enquadramento, a inclusão das dívidas da safra 2025/2026 e das operações contratadas com recursos livres. A entidade reforçou que as medidas precisam considerar os impactos dos sucessivos eventos climáticos enfrentados pelas famílias agricultoras.

Também foi destacada a necessidade de ampliar os recursos do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e fortalecer políticas de resiliência e adaptação climática, garantindo maior proteção à produção e à renda das famílias da agricultura e pecuária familiar diante dos eventos extremos.

O presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti destacou a importância do diálogo com o Ministério e avaliou positivamente o encontro.

“O ministro ouviu as nossas reivindicações, recebeu as pautas e se colocou à disposição para atuar junto ao Ministério na busca pelos avanços necessários para a agricultura e a pecuária familiar do Rio Grande do Sul. São temas fundamentais para garantir segurança, renda e condições para que as famílias agricultoras continuem produzindo e permanecendo no campo”, afirmou.