NOTÍCIAS

FETAG-RS realiza primeira Oficina da Unidade de Aprendizagem Coletiva do Projeto Recuperação de Biomas I

Entre os dias 27 e 29 de maio, a FETAG-RS realizou a primeira Oficina da Unidade de Aprendizagem Coletiva (UAC), atividade que integra o Projeto Recuperação de Biomas I. Esta foi a primeira de dez oficinas previstas para serem desenvolvidas junto aos pecuaristas familiares dos territórios atendidos pelo projeto.

As atividades tiveram como objetivo fortalecer a pecuária familiar, promover a articulação entre os beneficiários e incentivar a troca de conhecimentos sobre produção sustentável e preservação do campo nativo. Durante os encontros, os participantes tiveram acesso a momentos de aprendizado teórico e atividades técnicas de campo, ampliando a troca de experiências e a construção coletiva de conhecimentos.

As oficinas foram conduzidas pela FETAG-RS, pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e pelos técnicos de campo do projeto. Em Bagé, a atividade contou também com a participação da Embrapa Pecuária Sul na condução dos trabalhos. Além disso, participaram das atividades a Emater/RS-Ascar e outras instituições locais parceiras, contribuindo para o fortalecimento das ações desenvolvidas nos territórios atendidos pelo projeto.

Para o tesoureiro-geral da FETAG-RS e coordenador do Projeto Recuperação de Biomas I, Agnaldo Barcelos, a iniciativa representa um importante espaço de construção coletiva do conhecimento junto aos pecuaristas familiares.

“Esta primeira oficina representa um passo importante na construção coletiva do conhecimento junto aos pecuaristas familiares. Nosso objetivo é fortalecer a atividade produtiva, promover a troca de experiências e incentivar práticas que contribuam para a conservação do campo nativo. O Projeto Recuperação de Biomas I busca justamente unir produção e sustentabilidade, valorizando o papel das famílias agricultoras na preservação dos nossos biomas”, destacou.

As atividades ocorreram no dia 27 de maio, nos municípios de Bagé e Dezesseis de Novembro; no dia 28 de maio, em Dom Pedrito e São Luiz Gonzaga; e no dia 29 de maio, em Bossoroca.

Ao longo das próximas etapas, as Unidades de Aprendizagem Coletiva seguirão promovendo espaços de formação, intercâmbio de experiências e construção conjunta de conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da pecuária familiar e para a conservação do campo nativo nos territórios abrangidos pelo Projeto Recuperação de Biomas I.