NOTÍCIAS

FETAG-RS confirma as denúncias que fez ao longo dos últimos anos: a prática de dumping nas importações de leite em pó

 

A conclusão da investigação conduzida pelo Departamento de Defesa Comercial (Decom), do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) apontou a existência de prática de dumping nas importações de leite em pó. A Nota Técnica do Decom identificou margens significativas de dumping, que chegam em 61,4% para empresas argentinas e 49,4% para empresas uruguaias que estão sendo investigadas.

Com a conclusão da etapa técnica, o caso segue para análise da Câmara de Comércio Exterior (Camex), que decidirá sobre a aplicação das medidas antidumping. Se aprovada, a medida terá vigência imediata e validade de até cinco anos.

A FETAG-RS em conjunto de outras entidades do setor vem alertando há anos para os impactos das importações em condições desiguais sobre a produção nacional, especialmente em um momento em que milhares de produtores enfrentam aumento dos custos de produção, endividamento e sucessivas crises climáticas. Para a Federação, a entrada de produtos importados pressiona ainda mais os preços pagos ao produtor brasileiro, comprometendo a sustentabilidade econômica da atividade leiteira que é essencialmente familiar.

O presidente da FETAG-RS, Eugênio Zanetti, destaca a importância do resultado para o setor leiteiro gaúcho e nacional: “Esse é um avanço importante para os produtores do Rio Grande do Sul e do Brasil. A confirmação das margens de dumping mostra a necessidade de medidas que garantam condições justas de concorrência e proteção à cadeia produtiva do leite. Agora esperamos que o Governo brasileiro se posicione para defender o setor”, afirma.

Crédito texto: Camila Santos/ ASCOM FETAG-RS