NOTÍCIAS

FETAG-RS participou da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, em Brasília

 

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) participou da 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, realizada entre os dias 24 e 27 de março de 2026, em Brasília (DF).

Organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf) e pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), a conferência reuniu representantes de todo o país para debater políticas públicas voltadas ao fortalecimento da agricultura e pecuária familiar, da soberania alimentar e do desenvolvimento rural sustentável.

Nesta edição, o evento prestou homenagem a Frei Sérgio Görgen, liderança histórica da agricultura familiar e referência na luta por direitos dos povos do campo.

Representando a FETAG-RS participaram:
• A assessora da Regional Médio Alto Uruguai, Ivete Rodrigues dos Santos
• O membro da Comissão de Jovens – Regional Três Passos, Lucas Carpes da Silva

A conferência foi resultado de um amplo processo de construção coletiva, que envolveu etapas municipais, territoriais, estaduais e temáticas em todo o país. O objetivo foi consolidar propostas e diretrizes para orientar políticas públicas voltadas ao meio rural.

Para a assessora da Regional Médio Alto Uruguai da FETAG-RS, Ivete Rodrigues dos Santos, o momento destacou a importância do espaço de construção coletiva e da escuta de quem vive a realidade do campo.

“É um momento de olhar para o campo com os olhos de quem vive nele e entende que não há desenvolvimento sem haver a produção de alimentos. A conferência também é fundamental para que a agricultura familiar seja ouvida e para que possamos contribuir na construção de políticas públicas que atendam à realidade do campo”, afirma.

Já Lucas Carpes da Silva, da Comissão de Jovens da FETAG-RS, destacou o papel da juventude rural. “Só por meio de incentivo, com políticas públicas e amor à terra, é que o jovem rural vai permanecer produzindo alimentos”, pontua.

As propostas debatidas na etapa nacional resultaram das contribuições apresentadas nas etapas anteriores, refletindo as demandas e prioridades dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Brasil.

Para a FETAG-RS, a participação na conferência reforçou o compromisso com a defesa da agricultura e pecuária familiar, a ampliação de direitos e a construção de políticas públicas que garantam melhores condições de vida no campo.