NOTÍCIAS
Histórias que inspiram: a força da agricultura familiar brilha na 3ª AGRIFAM em Porto Alegre
O Largo Glênio Peres, em Porto Alegre, se transformou em um grande palco de aromas, sabores e histórias de resistência durante a 3ª AGRIFAM – Feira da Agricultura Familiar. Promovida pela Fetag-RS, a feira celebrou o trabalho e a coragem das famílias que mantêm vivas as agroindústrias e seguem produzindo com dedicação e orgulho, mesmo diante dos desafios do campo.
Entre tantas trajetórias inspiradoras está a de Sandra Piovesan e Laércio Lerin, do Sítio Esperança, em Barão de Cotegipe. O casal começou com apenas três vacas e o sonho de viver do campo. Em 2020, enfrentou um duro golpe: parte do rebanho foi diagnosticado com tuberculose, o que levou à interdição da propriedade por nove meses. “Foi devastador. Perdemos quase tudo”, relembra Sandra.
Com coragem e união, o casal recomeçou. A produção de doce de leite artesanal, criada inicialmente para agradecer amigos, se transformou em um novo caminho: a agroindústria Sítio Esperança. Hoje, produzem queijos autorais reconhecidos pela qualidade e dedicação. Em 2023, conquistaram o selo de inspeção federal (SIF), e no ano seguinte, Sandra foi vice-campeã de melhor queijeira do Brasil com o queijo Bendito, feito com cachaça e muito orgulho da sua origem.
“Estar na AGRIFAM é motivo de muito orgulho. Aqui, mostramos o resultado de um sonho que resistiu às dificuldades”, afirma Sandra. 
Histórias como a do Sítio Esperança refletem o verdadeiro sentido da AGRIFAM: celebrar o trabalho, a coragem e a essência da agricultura familiar que alimenta o Brasil.
