NOTÍCIAS

Agricultores do RS testam solução digital que será lançada na COP 30

 

A FETAG-RS participou nesta terça-feira, 4 de novembro, da implementação do projeto-piloto coordenado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Dataprev e Anater. A iniciativa visa facilitar o acesso dos agricultores a diferentes documentos por meio da plataforma digital Meu Imóvel Rural (MIR).

O projeto tem como objetivo inicial auxiliar os agricultores que tiveram perdas em decorrência das enchentes, simplificando o acesso a informações e documentos disponíveis nas bases de dados do Governo Federal.

No Rio Grande do Sul, foram selecionadas inicialmente 100 famílias para participarem do projeto-piloto, implementado em parceria com a Emater/RS-Ascar, o Banco do Brasil e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Venâncio Aires, que recebeu em sua sede os agricultores para a realização dos testes com a nova ferramenta digital — desenvolvida com tecnologia utilizada na Índia.

A plataforma busca contribuir para a inclusão digital no meio rural, oferecendo uma forma segura e simplificada de acessar diferentes documentos por meio de credenciais verificáveis, o que reduz custos e desburocratiza o acesso às políticas públicas, como o Crédito Rural.

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, a iniciativa é muito positiva, pois representa um avanço na vida dos agricultores.

“A nova ferramenta permitirá que os agricultores acessem diferentes documentos e cadastros sem precisar sair de casa. Seguiremos trabalhando na busca por novas soluções e pela futura criação de uma carteira digital, que unifique os diferentes cadastros dos agricultores e pecuaristas familiares”, destacou.

O lançamento oficial do aplicativo Meu Imóvel Rural (MIR) está previsto para ocorrer durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2025 (COP 30), que será realizada de 10 a 21 de novembro, em Belém (PA).