NOTÍCIAS
Outubro Rosa: coragem da mulher no campo e direito ao auxílio-doença

O Outubro Rosa é um momento de conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Mas ele também lembra que a luta das mulheres vai muito além: cuidar da saúde, buscar apoio e garantir seus direitos são passos essenciais para superar os desafios.
Para as agricultoras seguradas especiais — aquelas que trabalham na lavoura em regime de economia familiar ou individual, a legislação garante auxílio-doença sem carência quando a doença impede o trabalho. Basta comprovar a atividade rural e a incapacidade temporária atestada por médico do SUS ou particular. O benefício é concedido enquanto durar a incapacidade.
A história de Lizandra Venz Galiotto, 48 anos, moradora de Flores da Cunha, é um exemplo de força e superação. Trabalhando com parreiras ao lado do esposo, Lizandra foi diagnosticada com câncer de mama e de pele e precisou se afastar da lavoura. “Foi muito difícil. O médico me proibiu de pegar sol e de ter contato com pesticidas. Além disso, os medicamentos me deixavam fraca. Meu esposo precisou se virar sozinho na lavoura”, conta.
Ela revela que só descobriu o direito ao auxílio-doença após a orientação de uma amiga e da dermatologista. “O benefício me ajudou muito. Pude pagar consultas, exames, combustível e medicamentos. O sindicato foi fundamental, e a Fetag-RS garantiu que o processo fosse rápido, o que fez toda a diferença no meu tratamento”, acrescenta.
Com fé e determinação, Lizandra deixa uma mensagem de esperança para outras mulheres: “Temos que ser fortes e lutar, sem desanimar. No início, quando descobri o câncer, perdi o chão, mas com o apoio da família, amigos, do sindicato e da Liga de Combate ao Câncer, me senti muito melhor. E um apelo a todas: façam seus exames. Mesmo cuidando de mim, o câncer apareceu.”
A Secretária Geral da Fetag-RS, Jaciara Maria Muller, reforça a importância do cuidado e da conscientização:
“O Outubro Rosa é, para mim, um momento muito importante de reflexão, cuidado e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama. Acredito que cuidar da saúde e realizar os exames de rotina é um ato de amor-próprio e também de responsabilidade com quem amamos. Neste mês, reforço meu compromisso com essa causa e fico feliz em realizar um evento de Outubro Rosa da FETAG-RS, no dia 28 de outubro, que busca informar, apoiar e fortalecer as mulheres, incentivando todas nós a cuidarmos da nossa saúde com atenção e carinho.”
A Fetag-RS lembra que o acesso à informação é parte do cuidado com a vida. Muitas agricultoras deixam de solicitar o auxílio-doença por desconhecimento, o que pode agravar as dificuldades financeiras e emocionais durante o tratamento. “O Outubro Rosa é um lembrete de que cuidar da saúde também significa garantir acesso aos direitos. A mulher agricultora que enfrenta o câncer merece renda, dignidade e apoio enquanto se trata”, destaca a Federação.
Para saber mais e como proceder, as agricultoras devem procurar os sindicatos filiados à Fetag-RS, que oferecem orientação completa e apoio durante todo o processo de solicitação do benefício.