NOTÍCIAS

Regional Serra do Alto Taquari da FETAG-RS forma 11 jovens no programa Jovem Saber da CONTAG

A Regional Serra do Alto Taquari da FETAG-RS concluiu recentemente um importante processo de formação do movimento sindical: o Jovem Saber, programa promovido pela CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares).

Ao todo, 11 jovens rurais concluíram a formação, que foi conduzida pela coordenação regional, Comissão Regional de Jovens e assessoria. Todas as atividades ocorreram de forma presencial, garantindo maior interação, participação e fortalecimento dos vínculos entre os participantes.

O Jovem Saber é um programa de formação e mobilização que busca estimular jovens rurais a refletirem sobre identidade, cidadania, organização sindical, sucessão rural, sustentabilidade e desenvolvimento local. A partir de grupos de estudo organizados nos municípios, os participantes realizam atividades e debates com base em materiais pedagógicos que incentivam a troca de experiências e a participação social e política.

Na Regional Serra do Alto Taquari, o grupo de jovens foi além dos oito módulos propostos pelo programa, ampliando os debates para outros temas relacionados às demandas e necessidades da juventude do território. Esse diferencial fortaleceu ainda mais a formação, tornando o processo mais próximo da realidade vivida pelos participantes.

Para a FETAG-RS, a realização do Jovem Saber na Regional evidencia o papel estratégico da juventude rural no futuro do movimento sindical e da agricultura familiar, fortalecendo a organização, a consciência política e o compromisso com a construção de comunidades mais justas e sustentáveis.