NOTÍCIAS

FETAG-RS articula com autoridades para garantir segurança dos agricultores e pecuaristas familiares

 

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) promoveu, nesta quinta-feira, dia 10 de julho, uma reunião de articulação com a Brigada Militar, a Patrulha Ambiental — unidade especializada da Brigada Militar —, o Ministério Público, a Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o deputado federal Heitor Schuch, o deputado estadual Elton Weber e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Maria, Delcimar Borin.

O encontro foi motivado pela trágica morte de um agricultor familiar ocorrida na última semana, em Santa Maria, durante uma ação de fiscalização ambiental. O caso gerou forte comoção e levantou preocupações quanto à forma como essas abordagens têm sido conduzidas no meio rural.

A reunião teve como objetivo discutir a segurança dos agricultores e pecuaristas familiares e a necessidade urgente de revisão da legislação e dos procedimentos de fiscalização. Ficou alinhado entre as instituições presentes o desenvolvimento de um trabalho conjunto para buscar soluções que garantam maior equilíbrio, transparência e respeito à realidade da agricultura familiar. Serão encaminhadas ações e propostas de alteração nos atuais protocolos de autuação, com o compromisso de evitar que situações como essa se repitam.

Construir legislações que reflitam nossa realidade é fundamental, e é dialogando que vamos encontrar as soluções necessárias para proteger os agricultores e agricultoras familiares como ressaltou o presidente da Federação, Carlos Joel da Silva:

“Não podemos aceitar que trabalhadores e trabalhadoras rurais sigam sendo penalizados de forma desproporcional por conta de fiscalizações que muitas vezes desconsideram o contexto em que vivem e produzem. O que ocorreu foi uma tragédia, e nossa missão agora é garantir que isso não se repita. Estamos comprometidos com mudanças efetivas nos protocolos e na legislação para proteger quem sustenta o campo e alimenta a cidade.”

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul reafirma seu compromisso histórico com a construção de soluções que garantam segurança jurídica, dignidade e justiça social no campo.