NOTÍCIAS
FETAG-RS, IFSIM e UFFS firmam parceria para pesquisa estadual sobre Juventude Rural
Na última sexta-feira, dia 4 de abril, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (FETAG-RS) sediou, em Porto Alegre, uma reunião que marcou o início de uma importante parceria voltada à realização de uma pesquisa estadual sobre a juventude rural. A iniciativa reúne a FETAG-RS, o Instituto de Formação Sindical Irmão Miguel (IFSIM), a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) – Campus Erechim, representada pelo professor Dr. Valdecir José Zonin, além de outras universidades parceiras.
Com enfoque na realidade da juventude do campo, a pesquisa será construída de forma territorializada, levando em conta as especificidades de cada região do estado. O objetivo é compreender os desafios enfrentados pelos(as) jovens rurais, bem como analisar políticas públicas voltadas à juventude e os espaços de participação social em que essa população está inserida ou deseja atuar.
Embora a parceria já esteja formalizada, o encontro marcou a fase inicial da construção do projeto, na qual ainda estão sendo definidas as frentes prioritárias de pesquisa, os recortes temáticos e metodológicos e as estratégias de atuação conjunta entre as instituições envolvidas.
Entre os principais pontos previstos nesta etapa inicial da parceria, destacam-se: captação de recursos junto a fontes públicas e privadas para viabilizar as ações; aplicação de metodologias de campo, respeitando as diretrizes de cada instituição envolvida; levantamento e sistematização de dados sobre juventude rural com recorte territorial; publicação dos resultados em formatos científicos e acessíveis às comunidades envolvidas; e geração de subsídios que servirão de base para a proposição de novas políticas públicas, o aperfeiçoamento das existentes e para orientar a atuação das entidades envolvidas com a juventude rural.
Segundo a Coordenadora Estadual de Jovens da FETAG-RS, Camila Rode, o encontro representa um passo importante na construção de ações concretas voltadas à valorização da juventude rural gaúcha, promovendo o diálogo entre o meio sindical, instituições de ensino e a sociedade. “Acreditamos que essa parceria será fundamental para dar visibilidade à realidade da juventude do campo e fortalecer seu protagonismo nos territórios”, destacou.
A partir dessa parceria, busca-se fortalecer o protagonismo juvenil no campo e contribuir com políticas públicas mais eficazes e conectadas com as realidades locais.