NOTÍCIAS
Rede da Pecuária Familiar na rota de debate na Fetag-RS
Nos dias 27 e 28 de novembro, foi realizado o 1º Seminário Estadual de Pecuária Familiar, promovido pela Fetag-RS, em parceria com a Embrapa Pecuária Sul e a Contag. O evento reuniu especialistas, técnicos e pecuaristas familiares para debater questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável da pecuária familiar, incluindo mudanças climáticas, rastreabilidade e estratégias territoriais.
As atividades tiveram início com a apresentação das estratégias e resultados construídas pela rede da pecuária familiar, seguidas por relatos de técnicos e agentes comunitários, dentre eles Samuel Santos, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antônio da Patrulha, e Raul Zoche, assessor de Meio Ambiente da CONTAG, que tratou sobre os impactos das mudanças climáticas no setor. O professor da UFPEL, Marcelo Dias apresentou painel sobre organização territorial, seguido por debates em grupos. Para encerrar o primeiro dia, aconteceu a formatura dos educandos do curso de Agentes em Desenvolvimento Territorial, pecuária Familiar e Agroecologia e também da turma do Curso de Capacitação da Rede de Técnicos da Pecuária Familiar.
No segundo dia, o seminário reuniu mais de 20 entidades parceiras para debate e começou com o lançamento de um vídeo sobre a pecuária familiar. Marcos Borba, da Embrapa Pecuária Sul, falou sobre sustentabilidade como caminho para o desenvolvimento territorial. Para Agnaldo Barcelos, tesoureiro-geral da Fetag-RS e diretor responsável pela pecuária familiar, “o seminário foi um momento importante para demonstrar a união de forças entre entidades, pecuaristas familiares e técnicos em torno da cadeia produtiva, buscando garantir um futuro mais sustentável para este setor, tão importante para a economia do Estado e para a renda de muitas famílias”.