NOTÍCIAS

Ato simbólico marca entrega de 500 geladeiras e fogões para famílias atingidas pelas enchentes em Candelária

Ontem, quarta-feira (25), em Candelária, ocorreu um ato simbólico de solidariedade para trazer alívio para muitas famílias atingidas pelas recentes enchentes. Elas receberam fogões e geladeiras adquiridos pela Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja) e distribuídos pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS), através dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais (STRs).

No total, foram adquiridos pela Aprosoja-RS 500 fogões e 500 geladeiras com recursos doados por produtores rurais de todas as regiões do Brasil. Os eletrodomésticos foram destinados a famílias agricultoras de 37 municípios, previamente selecionadas pela Fetag-RS com o apoio dos STRs, garantindo que os itens chegassem àquelas que mais necessitavam de ajuda em todo o Estado.

A iniciativa foi organizada com o objetivo de auxiliar diretamente as famílias mais afetadas pelas enchentes, que tiveram suas casas danificadas e perderam seus bens. A entrega contou com a presença dos presidentes da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, da Aprosoja-RS, Irineu Orth, lideranças sindicais e agricultores familiares beneficiados.

Carlos Joel da Silva, presidente da Fetag-RS, destacou a importância da ação no momento delicado que o estado enfrenta. “Estamos falando de pessoas que tiveram suas vidas drasticamente impactadas pelas enchentes. A Aprosoja-RS, ao realizar essa doação, mostra a força da solidariedade no campo. O papel da Fetag-RS, em conjunto com os sindicatos, foi garantir que essas doações chegassem a quem realmente precisa, ajudando a reconstruir não só casas, mas a esperança dessas famílias”, afirmou Joel.

A parceria entre Aprosoja-RS e Fetag-RS mostra o compromisso das entidades com as comunidades rurais atingidas pelos desastres naturais e se soma a outros esforços que visam a minimizar os danos causados pelas enchentes, que afetaram milhares de pessoas em diversas regiões do Rio Grande do Sul. A Aprosoja-RS também destinou recursos para o desassoreamento do Rio Pardo e parte do Rio Botucaraí.

O ato de entrega em Candelária foi simbólico, mas o impacto real já é sentido pelas 500 famílias agricultoras, de 37 municípios, que já receberam os eletrodomésticos. A ação representa mais do que uma simples doação de bens materiais; é um gesto de empatia e apoio para que essas pessoas possam recomeçar suas vidas após a tragédia. A Fetag-RS agradece em nome dos agricultores e agricultoras beneficiados a ação da Aprosoja-RS e seus associados, que foram solidários diante do drama vivido no Rio Grande do Sul.