NOTÍCIAS
Fetag completa 52 anos de lutas e conquistas
Há 52 anos, no dia seis de outubro de 1963, um grupo de trabalhadores rurais de oito sindicatos no Estado, reuniu-se e fundou a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS – Fetag. Originária da FAG – Frente Agrária Gaúcha, ligada à Igreja Católica, a Federação foi criada com o objetivo de “investigar e estudar a questão agrária, formar líderes rurais, desenvolver a educação de base do agricultor, incentivar a sindicalização e cooperativação, dentre outras iniciativas de ordem cultural e assistencial dos assalariados rurais e agricultores”.
Ao longo deste período, a entidade é reconhecida nacionalmente por inúmeras lutas e conquistas em nome da agricultura familiar. São cinco décadas de mobilizações e ações comprometidas com as mudanças econômicas e políticas rumo a uma sociedade justa, fraterna e igualitária, que marcaram a vida sindical e política.
Em parceria e unidade de ação com a Confederação dos Trabalhadores na Agricultura – Contag, e com a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB, a Fetag conta com 23 regionais sindicais e 350 Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados, na busca por políticas públicas que levem até o campo, saúde, educação, habitação rural, crédito agrícola e fundiário, valorização e fortalecimento da agricultura familiar, entre outras bandeiras de luta.
Sendo uma das Federações mais respeitadas no Brasil, a nossa Fetag percorreu diversos caminhos, com a finalidade de defesa, organização, estudo, formação, capacitação profissional, assistência técnica, coordenação e representação legal da categoria profissional dos trabalhadores rurais, e vem a cada ano se aperfeiçoando pela atuação em várias manifestações para reivindicar os direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais, proporcionando melhor qualidade de vida no meio rural.
Entidade sindical de segundo grau, autônoma, sem fins lucrativos, a Fetag teve como primeiro presidente José Ary Griebler. A primeira sede da Fetag funcionou numa sala cedida pela Igreja Católica no prédio da Cúria Metropolitana, em Porto Alegre. Hoje, a Federação é presidida por Carlos Joel da Silva.
Assessoria de Imprensa – 05/10/2015