Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul
Programa de Rádio
A voz da FETAG
A Fetag realizou na última quarta-feira, dia 22, um Seminário sobre Previdência Social, que teve como tema Desmistificando o Déficit da Previdência Social e a Reforma Previdenciária. O auditório ficou lotado, uma vez que o foco recaiu na possibilidade que de fato ocorra a reforma da Previdência Social e mais do que isso: implique em perda de direitos, entre eles o aumento da idade para aposentadoria em 65 anos para homens e mulheres, enquanto hoje é 55 anos para a mulher e 60 anos para o homem, além da desvinculação dos benefícios ao salário mínimo. Atenta a tudo isso, a Fetag, a exemplo da Contag e demais Federações, está trabalhando para mobilizar lideranças e trabalhadores rurais. No primeiro bloco do Programa conversamos com Elisete Hintz, diretora da Fetag responsável pela Previdência Social. Ela faz uma avaliação do seminário e revela as futuras ações. No segundo bloco, a entrevistada é Jane Berwanger, consultora jurídica da Fetag, presidente do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário – IBDP. Jane projeta o que deve acontecer num futuro próximo e o que o conjunto do Movimento Sindical pode fazer para impedir a perda dos direitos conquistados. E confira, ainda, as notícias da Fetag.
Destaque

NOTA FISCAL ELETRÔNICA

Prorrogada obrigatoriedade de emissão de NF-e

A Fetag informa que foi publicado no Diário Oficial do Estado de 10/03/2016 (pg.04) o Decreto 52.940, que prorroga até 30 de setembro deste ano o início da obrigatoriedade de emissão de NF-e para estabelecimento no Sistema Integrado de Produção Primária e prorroga, também, até 1° de janeiro de 2017 o início desta obrigatoriedade nas saídas internas decorrentes da venda de produtos da pecuária (Lv. II, art. 26-A, II, "e" a "h"). O decreto beneficia os agricultores que produzem de forma integrada para vendas de produtos da pecuária.

A Fetag lembra que todos os produtores devem manter atualizados os seus dados cadastrais e solicita aos STR`s que auxiliem na divulgação.
A Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz) disponibilizou em seu site a nova versão do Manual de Cadastramento de Produtores Rurais, que é utilizado pelas prefeituras e pode ser acessado pelo STR.
A prorrogação do prazo de exigências da NF-e é uma conquista do Movimento Sindical dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais (MSTTR) na qual a Fetag realizou reivindicações junto ao governo do Estado, tando no Palácio Piratini como na Sefaz para que tais alterações fossem possíveis.
A Fetag segue negociando, uma vez que o principal motivo questionado é a dificuldade de acesso ao sinal de internet no interior do Estado.


Novos editais disponíveis no site:
Veja mais clicando aqui.

Jornal
Jornal da Fetag
Ano: 2015
N°.: 194
Novembro/Dezembro
veja mais
Informativo
INFORMATIVO N° 1.118

REDACÃO: IZABEL RACHELLE E LUIZ FERNANDO BOAZ
DATA: 24/06/2016
SITE: www.fetagrs.org.br

veja mais
INFORMATIVO N° 1.117

REDACÃO: IZABEL RACHELLE E LUIZ FERNANDO BOAZ
DATA: 17/06/2016
SITE: www.fetagrs.org.br

veja mais
Cadastro Segurado Especial Acesso CADSENHA
Rural Show
2ª Plenária Nacional de Trabalhadores (as) da Terceira Idade e Idosos Rurais