Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

RS comemora Dia Estadual do Aposentado e da Aposentada Rural

O próximo sábado, 5 de outubro, marca uma importante data dentro do movimento sindical. O dia Estadual do Aposentado e da Aposentada Rural foi instituído através de lei no ano de 2003, e marca também a promulgação da Constituição de 1988, que garantiu aos agricultores e agricultoras o direito a aposentadoria rural.

 

A FETAG-RS entende que os aposentados e as aposentadas rurais fazem parte de um importante elo dentro do movimento sindical, pois representam uma grande parte da população rural, que já contribuiu, e muito, para que a agricultura familiar chegasse ao patamar atual, em que é responsável por grande parte de tudo o que é produzido pelo setor primário.

 

De acordo com Elisete Hintz, diretora da FETAG-RS e coordenadora estadual de aposentados, “o dia reconhece uma categoria que já fez muito e que continua fazendo pela agricultura familiar. Mesmo depois de aposentados, muitos não param de trabalhar e seguem produzindo, enfrentando todos os desafios que a agricultura e a pecuária oferecem”.

 

Para o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, “a federação valoriza os aposentados de hoje, pensando nos aposentados de amanhã. Seguiremos lutando pelos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais na reforma da previdência, que está agora em discussão no Senado”.

Fonte: Eduardo Oliveira