Federação dos Trabalhadores na agricultura no Rio Grande do Sul

Notícias

Expodireto Cotrijal é lançada na Capital

     O presidente da FETAG, Carlos Joel da Silva, participou na manhã de hoje (11) do lançamento da 20ª Expodireto Cotrijal, no Hotel Deville, em Porto Alegre. Realizada a um mês da feira, a solenidade marca o início da campanha de divulgação e foi prestigiada por autoridades, lideranças do agronegócio e do cooperativismo, patrocinadores, além de grande número de jornalistas. “A Expodireto Cotrijal é uma feira determinante que mostra a pujança da agricultura do Estado. E a nossa agricultura familiar está inserida neste contexto, seja na produção de grãos ou nas agroindústrias. Essa feira é um espaço que mostra tecnologias de ponta que incrementam a produção, baixando o custo de produção e, consequentemente, a sustentabilidade da agricultura. Lá também é considerado um grande fórum dos principais temas do setor primário, que produz cada vez mais e recebe cada vez menos. Precisamos discutir custos, logística e, assim, garantir renda ao produtor”, destacou.
     Já o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica, enfatizou que a Expodireto é um ambiente propício para a busca por altos rendimentos. “O desenvolvimento rural sustentável passa obrigatoriamente pelo aumento da produtividade e a feira ajuda, mostra, discute, oportuniza troca de experiências e aproxima os elos das cadeias de negócios de diversas regiões do país, fortalecendo o setor”, afirmou.
Na 11ª edição da Feira da Agricultura Familiar, um total de 182 empreendimentos estarão comercializando no Pavilhão da Agricultura Familiar. "A feira é uma grande estratégia de desenvolvimento para a agricultura familiar. É uma oportunidade única para o produtor estar dentro de um grande evento como a Expodireto Cotrijal, a maior da América Latina", acrescentou Jocimar Rabaioli, assessor de Política Agrícola e Agroindústrias da FETAG.
     O parque onde acontece a feira foi ampliado para 98 hectares e a expectativa é de reunir mais de 500 expositores e atrair cerca de 250 mil visitantes, de 11 a 15 de março, no Parque da Expodireto Cotrijal, Não-Me-Toque (ERS-142, km 24). Pelo bom andamento da safra e da comercialização de máquinas e implementos agrícolas, o presidente da Cotrijal espera superar o volume de negócios da edição anterior, que chegou a R$ 2,2 bi.

Assessoria de Imprensa – 11/02/2019 – Luiz Boaz